top of page
Conferência Multidão

Dados do Orador

Joaquim Manuel Reis Santos

​

Título da Comunicação

​

Critical Thinking on Adult Education

 

Resumo da comunicação

​

O pensamento crítico é o processo intelectualmente disciplinado de conceituar, aplicar, analisar, sintetizar e/ou avaliar ativamente e habilmente informações coletadas ou geradas por observação, experiência, reflexão, raciocínio ou comunicação, como um guia para crença e ação.

Implica o exame daquelas estruturas ou elementos de pensamento implícitos em todo raciocínio: propósito, problema ou questão em questão; suposições; conceitos; fundamentação empírica; raciocínio que leva a conclusões; implicações e consequências; objeções de pontos de vista alternativos; e quadro de referência. O pensamento crítico – ao responder a assuntos, questões e propósitos variáveis ​​– é incorporado a uma família de modos de pensamento entrelaçados, entre eles: pensamento científico, pensamento matemático, pensamento histórico, pensamento antropológico, pensamento econômico, pensamento moral e pensamento filosófico. É um constante tentar ligar novas aprendizagens a experiências existentes/anteriores (Belenky et. al).

O pensamento crítico pode ser visto como tendo dois componentes: 1) um conjunto de informações e habilidades de geração e processamento de crenças e 2) o hábito, baseado no comprometimento intelectual, de usar essas habilidades para orientar o comportamento. Deve, assim, ser contrastado com: 1) a mera aquisição e retenção de informação por si só, porque envolve uma forma particular de busca e tratamento da informação; 2) a mera posse de um conjunto de habilidades, pois envolve o uso contínuo das mesmas; e 3) o mero uso dessas habilidades ("como exercício") sem aceitação de seus resultados. O método baseia-se em preferir aprender de forma autodirigida (Candy).

O pensamento crítico de um aluno é aquele que está constantemente a fazer perguntas sobre a dinâmica do poder na sala de aula, na comunidade em geral e na disciplina. Eles questionam quem decide o que conta como conhecimento legítimo e frequentemente desafiam a autoridade dos professores e a autoridade dos especialistas na área. Eles frequentemente relacionam o trabalho em sala de aula a questões mais amplas de justiça social e equidade.

O pensamento crítico de qualquer tipo nunca é universal em nenhum indivíduo; todos estão sujeitos a episódios de pensamento indisciplinado ou irracional. A sua qualidade é, portanto, tipicamente uma questão de grau e depende, entre outras coisas, da qualidade e profundidade da experiência em um determinado domínio de pensamento ou em relação a uma classe particular de questões. Ninguém é um pensador crítico completo, mas apenas em tal e tal grau, com tais e tais insights e pontos cegos, sujeito a tais e tais tendências à autoilusão. Por esta razão, o desenvolvimento de habilidades e disposições de pensamento crítico é um esforço ao longo da vida.

​

Resumo do CV

​

Licenciado em Engenharia Metalomecânica e Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Informática Educacional e profissionalizado desde setembro de 2007, atualmente sou professor do quadro único da zona pedagógica da Madeira a exercer funções na escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, a lecionar tecnologias de informação e comunicações e robótica aos alunos do 3.º ciclo.

Participação em algumas mobilidades no âmbito do programa Erasmus: 21st Century Approach to Adult Education - Croácia – Zagreb; “Digital Gap, hreathens Social Inclusion”; Meeting in Portugal and Grecia; "Job Shodowing” – Larissa Grécia.

bottom of page