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Conferência Multidão

Dados do Orador

 

Sandra Merícia Teixeira Gomes Luís

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Título da Comunicação

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Educação e Formação de Adultos – a importância da sensibilização para o tema

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Resumo da comunicação

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Considerando o relatório “Educação e formação de adultos na Europa: construir percursos inclusivos para as competências e as qualificações”, publicado pela rede Eurydice onde se conclui que: ‘’o desenvolvimento contínuo de competências e qualificações é fundamental para todos, mas nem todos os adultos participam da aprendizagem ao longo da vida. Os adultos menos qualificados têm menos probabilidade de participar em ações de educação e formação do que aqueles com níveis de qualificação mais elevados.’’ Segundo o relatório, os dados revelam que, em 2019, 21,6% dos adultos com idade entre 25 e 64 anos (51,5 milhões de pessoas, cerca de um em cada cinco adultos), não concluíram o ensino secundário. Em Portugal a média dos adultos com um nível de educação abaixo do ensino secundário era de 47,8%. ‘’

É um facto que pessoas adultas com menor escolaridade são mais resistentes a ‘’aprender’’. A RAM tem vindo a promover percursos formativos de educação e formação de adultos, onde constatamos a resistência, muitas vezes por falta de motivação ou até confiança, mas com empenho de toda uma equipa, obtemos sucesso elevado. Porém sentimos que ainda há muita pouca sensibilização para esta temática e para valorização de saberes/competências, tanto a nível individual, como também das empresas em dotar os seus funcionários com mais qualificações. O adulto ainda vê, embora menos, a formação como obrigação em estar apenas numa sala de aula. Existe da nossa parte, como entidade, a insistência na nossa população ‘’estudante’’ para a promoção de saberes. Em que as competências na formação para adultos também valorizam todas aquelas experiências que vamos vivenciando a nível social e profissional. Nós somos o que vivemos, estudamos e também partilhamos e educar adultos tem de ser visto igualmente como uma partilha de conhecimentos entre todos, sendo que o formador tem de estar sensível a esta temática e ver o adulto como um ‘’todo’’, que ele é. Sendo o saber motivar/estimular a chave para o sucesso. Há a salientar que estamos a evoluir de forma positiva nesta temática. Contudo e apesar dos progressos realizados, a realidade nacional e regional, nos ritmos de evolução em matéria de qualificações, continua longe dos níveis pretendidos. Continua a ser um ponto fulcral desenvolver mais estratégias, de forma a promover uma justiça social e criar condições para a garantia que todos têm acesso a direitos básicos, como educação/formação, onde todas as etapas da vida são valorizadas. Afinal o maior capital e mais importante ainda é o Capital Humano no desenvolvimento de uma sociedade.

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Resumo do CV

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Licenciada em Ciências Sociais, na vertente de Psicologia Social pela Universidade Aberta, com Pós-Graduação em Educação de Adultos. Começou a sua atividade profissional na área da intervenção Social na Casa de Saúde São João de Deus - Funchal, ingressando depois na área da formação de Adultos como coordenadora de formação e posteriormente como coordenadora de projetos financiados e autofinanciados onde promovem competências pessoais, sociais e profissionais de adultos. Com trabalho voluntário realizado no treino de competências sociais com população sem abrigo. Membro da Associação de Doenças Neuro-Musculo-Esqueléticas da RAM, onde integra o conselho científico. Formadora na área do desenvolvimento pessoal em escolas regionais e nacionais.

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