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Conferência Multidão

Dados do Orador

Ana Lúcia de Barros Freitas Francisco

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Título da Comunicação

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A importância da mediação escolar em contexto prisional

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Resumo da comunicação

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A falta de motivação da população reclusa para retornar à vida escolar levou a equacionar se o mediador pessoal e social dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) consegue efetivar uma aprendizagem apelativa face a uma população desmoralizada das suas capacidades e sem ousadia para ingressar novamente no sistema educativo. Na esteira de John Dewey, para quem educar é preparar pessoas para transformar algo, pretendi determinar a importância do mediador pessoal e social na mobilização e criação de condições que permitam a inclusão escolar dos indivíduos reclusos, possibilitando-lhes a aquisição de competências facilitadoras de uma reintegração social e atuantes na prevenção da reincidência.

A compreensão detalhada desta questão levou à realização de um estudo de caso com abordagem qualitativa num estabelecimento prisional português. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um inquérito por questionário direcionado aos formandos/reclusos. Recorri igualmente a fontes escritas, nomeadamente bibliografia, legislação e documentos internos do estabelecimento prisional.

 

A partir dos resultados obtidos foi possível constatar que, para além da formação escolar, os reclusos imputam aos mediadores a responsabilidade pelo incentivo escolar, valorização dos estudos e a preparação do seu futuro.

Palavras-chave: Educação; Liderança; Mediador Pessoal e Social; Formandos; Cursos EFA; Estabelecimento Prisional.

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Resumo do CV

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Mestrado de Ciências de Educação na área de Administração Educacional na Universidade da Madeira (2013).

Pós-Graduação em Liderança e Administração Educacional na Universidade da Madeira (2012).

Licenciada em Professores do Ensino Básico e 2.º Ciclo variante Educação Visual e Tecnológica, pela Escola Superior de Educação de Viseu, integrada no Instituto Politécnico de Viseu (2002).

Colocada em diferentes Escolas da Região Autónoma da Madeira a exercer funções de Coordenadora pedagógica/professora em regime de afetação/destacamento desde o ano 2002. Atualmente leciona no Estabelecimento Prisional do Funchal a tempo inteiro. Além do exercício da atividade docente, funções/cargos desempenhados:

â–ª Professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Recorrente) (01/09/2004 a 31/08/2006);

â–ª Professora do 2.º Ciclo do Ensino Básico; (01/09/2006 até à presente data)

â–ª Responsável pela introdução do Projeto de Artes Plásticas para a comunidade reclusa;

â–ª Coordenadora Pedagógica (01/09/2012 até à presente data);

â–ª Membro da Comissão de Avaliação Externa da A3ES (agência de avaliação e acreditação do ensino superior (2015);

â–ª Presidente da Secção de Avaliação do Desempenho do Pessoal Docente (01/09/2012 a

31/08/2014);

â–ª Avaliadora Interna no Sistema de Avaliação do Desempenho do Pessoal Docente do

Estabelecimento Prisional do Funchal

â–ª Coordenadora do Projeto Eco-Escolas;

â–ª Interface e comunicação com os Técnicos Superiores de Educação no acompanhamento do Processo de Recuperação dos Reclusos.

Exerceu funções de coordenadora pedagógica e gestora de formação numa entidade de

formação profissional na área de saúde e beleza (2007-2011).

Exerceu funções de formadora nos seguintes módulos: desenho aplicado à profissão de

cabeleireiro, de Expressão Gráfica do Curso Esteticista/Cosmetologista, Expressão Gráfica e Elementos Básicos do Desenho, Diagnóstico e Aconselhamento (2005-2011).

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