top of page
Conferência Multidão

Dados do Orador

Sara Maria Nunes de Almeida Estudante Relvas

​

Título da Comunicação

​

Que modelo pretendemos da educação e formação de adultos?

​

Resumo da comunicação

​

Sabemos que a aprendizagem ao longo da vida é um fator determinante para o aumento da inclusão, dos níveis qualificação da população e para a melhoria das competências profissionais.

No panorama português persiste uma estrutura da população com baixas qualificações e competências, associada a uma fraca predisposição dos adultos para a frequência de ações de educação e formação.

Por outro lado, o próprio tecido empresarial, de uma forma geral, não reconhece as vantagens da educação e formação ao longo da vida para o reforço da produtividade e da competitividade das suas empresas.

É assim necessário renovar os atuais modelos de educação e formação de adultos, tornando-os mais flexíveis, permeáveis a vários tipos de aprendizagens não formais e informais e geradores de competências que vão ao encontro das necessidades das empresas.

Resumo do CV

​

Habilitações Literárias:

​

- Licenciatura em Gestão e Administração Pública, na especialização de Gestão de Recursos Humanos, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.

- Pós graduação em Políticas e Gestão de Recursos Humanos, no Instituto Superior e Ciências do Trabalho e da Empresa – ISCTE.

- Curso Avançado de Gestão Pública – CAGEP, organizado pelo Instituto Nacional de Administração.

​

Experiência Profissional:

​

- De fevereiro de 1994 até julho de 1995, trabalhou no Ministério do Emprego e da Segurança Social, no Departamento de Estatística, como Técnica da Divisão de Coordenação e Gestão de Projetos.

- De dezembro de 1995 até janeiro de 2002, trabalhou no CELFF, Centro de Estudos, Línguas e Formação do Funchal, nos Serviços de Consultoria e Formação Profissional, como Diretora de Formação.

- De janeiro até julho de 2002, trabalhou no CELFF, Centro de Estudos, Línguas e Formação do Funchal, nos Serviços de Consultoria e Formação Profissional, como Diretora Geral.

- De julho de 2002 até janeiro de 2007, trabalhou na Secretaria Regional de Educação e Cultura, na Direção Regional de Formação Profissional, como Diretora Regional de Formação Profissional. Foi responsável, pela Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade da Direção Regional de Formação Profissional, no âmbito da Normal ISO 9001:2000, tendo sido a primeira Direção Regional do País a receber esta Certificação.

- Desde janeiro de 2007 até fevereiro de 2016, trabalhou na Secretaria Regional da Educação, na Direção Regional de Qualificação Profissional, como Diretora Regional de Qualificação Profissional. Foi responsável pela Elaboração do Atualização do Estudo dos Perfis Profissionais para o reforço da competitividade da Região para 2014-2020 – maio 2014 e pela Preparação do documento Programa Operacional da Madeira 2014-2020 nas áreas da educação e formação profissional.

- Desde fevereiro de 2016 é Presidente do Conselho Diretivo do Instituto para a Qualificação, IP-RAM, sendo responsável por assegurar a coordenação e execução da política regional nos domínios da qualificação, formação e certificação profissional, e a gestão do Fundo Social Europeu (FSE) na RAM.

- Por inerência das suas funções é membro do Conselho Regional de Acompanhamento de Educação e Formação; Conselho Regional da Comissão Regional para os Assuntos Europeus, Conselho Geral de Coordenação dos Fundos Comunitários, Conselho Regional de Inovação; Comissão de Acompanhamento Madeira 14-20; Comissão de Acompanhamento do PRODERAM 2020; Comissão de Regulação do Acesso a Profissões; Comissão de Elaboração, Acompanhamento e Avaliação do Plano Regional de Emprego (PRE); Comité de Acompanhamento RUP; Comissão de Acompanhamento do POCH; Conselho da Comunidade Educativa; Observatório do Emprego e Formação Profissional da Universidade da Madeira (OE-UMa); Conselho Consultivo de Economia e Representante na Rede Regional de Apoio ao Investimento da Diáspora; Conselho Consultivo e Grupo Interno de Trabalho – Processo de Certificação da Região Autónoma da Madeira como Destino Turístico Sustentável.

bottom of page