top of page
Conferência Multidão

Dados do Orador

Armando Gomes Loureiro

​

Título da Comunicação

​

ONE, Opening adult education Networks to European cooperation (KA3)

As redes territoriais como fatores de ensaio ao Apoio e Reforma das Políticas de EA

​

Resumo da comunicação

​

ONE, Opening adult education Networks to European cooperation, é um projeto de Erasmus+ transnacional com o objetivo de capacitação e reforço da qualidade da oferta de Educação de Adultos (EA) e a sua relevância em termos de inclusão social na Europa.

O objetivo do projeto ONE é melhorar as redes nacionais de educação de adultos na Europa para torná-las mais eficazes na implementação das políticas europeias de educação de adultos para prevenir e combater a exclusão social, a pobreza e o desemprego. Pretende-se que o projeto também tenha impacto, a médio e longo prazo, no empoderamento da população adulta, com referência específica aos adultos pouco qualificados.

​

Resumo do CV

​

Armando Gomes Loureiro, natural de Estela, Póvoa de Varzim.

Professor do Ensino Secundário; Licenciatura em Humanidades; Mestrado em Administração das Organizações Educativas; Pós-Graduação em Educação para o Desenvolvimento Local.

Coordenador do Centro Qualifica Litoral Cávado; Presidente da Associação Portuguesa de Educação de Adultos-Aprendências; Membro da Equipa de Acompanhamento do projeto piloto Percursos de Cidadania Alfabetização e Literacias.

Desempenho de funções técnico pedagógicas na Direção Regional de Educação do Norte (DREN)/Equipa Novas Oportunidades e na Coordenação Educativa do Porto; Coordenador Concelhio de Educação de Adultos e na Equipa de Apoio às Escolas, (DREN), de 1994 a 2006, continuando, de setembro de 2006 a outubro de 2020, o exercício de funções de Coordenador do Gabinete de Educação e Formação de Adultos da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, em regime de Voluntariado e PRO BONO.

Entre outras participações cívicas e sociais, foi Deputado da Assembleia da República (2004); Membro da Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim e da Assembleia de freguesia de Estela; Dirigente e fundador de movimentos associativos; Responsável de programas de informação nas rádios Juventude de Estela (altura rádios piratas, década de 80) e Onda Viva, Póvoa de Varzim (de 1990 a 2003).

​

bottom of page