top of page
Conferência Multidão

Dados do Orador

 

Domingos José Alves Caeiro

​

Título da Comunicação

 

A Universidade Aberta e a qualificação e capacitação de populações adultas.

​

Resumo da comunicação

​

Na UAb a educação e a formação ao longo da vida fazem parte de um mesmo processo de aquisição e de renovação/atualização de conhecimentos e de experiências.

O ensino a distância/eLearning tornou-se, sobretudo na última década, na modalidade de ensino privilegiada para responder às crescentes necessidades educacionais e formativas, especialmente de populações adultas e já inseridas no mercado de trabalho, necessidades resultantes das mudanças económicas, sociais e culturais quer a nível nacional quer internacional.

A ausência de fronteiras geográficas e físicas fazem com que este tipo de ensino tenha conhecido um grande crescimento, sobretudo na educação de populações adultas quer no ensino superior tradicional quer na formação contínua/formação ao longo da vida (ALV)

 

​

Resumo do CV

​

É Professor Associado na Universidade Aberta (UAb) na área científica de Ciências Sociais.

Como docente da UAb, tem colaborado na formação pedagógica de professores e publicado diversos trabalhos sobre Políticas Públicas e a Educação a Distância.

Foi pró-reitor para o Processo de Bolonha de 2006 a 2008, pró-reitor para Assuntos Académicos e Extensão Universitária de 2008 a 2010 e vice-reitor para os Assuntos Académicos de 2010 a 2019.

Atualmente é Vice-Reitor para o Desenvolvimento e Cooperação Institucional

Coordenador do Gabinete de Gestão Académica e Curricular da UAb de 2014 a 2019.

É coordenador da Comissão de Acompanhamento do Processo de Bolonha na UAb desde maio de 2006 e coordenador geral da Unidade de Desenvolvimento para os Centros Locais de Aprendizagem da UAb.

Membro da Comissão Especializada de Ensino no Conselho de Reitores das Universidade Portuguesas (CRUP)

bottom of page