2024-1-PT01-KA121-ADU-000237348



Nesta conferência internacional propõe-se discutir como as políticas educativas podem ser aprimoradas para fomentar a igualdade, promover o desenvolvimento pessoal, combater as iliteracias e criar um ambiente onde a Aprendizagem ao Longo da Vida seja uma realidade acessível e incentivada.
Esta Conferência insere-se no plano de disseminação do projeto PROJETO ERASMUS+ N.º 2024- 1-PT01-KA121-ADU- 000237348 da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos da Torre e visa também estimular a dinâmica da escola, apostando na formação estratégica dos seus quadros de direção e de gestão intermédia e coordenadores / formadores / mediadores de adultos e a internacionalização da instituição.
A justificação para esta atividade onde irão participar como oradores especialistas de seis países europeus está fundamentada na promoção da aprendizagem ativa, no desenvolvimento de competências interculturais, na integração de experiências autênticas que poderão ser replicadas com grupos de aprendentes adultos e na promoção do bem-estar individual e coletivo dos cidadãos.
Todos os trabalhos serão em Língua Inglesa e aguarda-se a validação pela DRE para progressão na Carreira Docente.
Inscrições e mais informações em: https://goo.by/JNvVHo

O Museu de Imprensa da Madeira acolhe hoje a Conferência Internacional “A Educação de Adultos na Europa: o equilíbrio social e o bem-estar individual”, reunindo especialistas, educadores e decisores políticos de vários países europeus para refletir sobre os desafios e oportunidades da educação de adultos num mundo em constante mudança.
A sessão de abertura conta com a presença de representantes da SRECT, com a Presidente da CMCL e com a presidente do Conselho Executivo da EBtorre.
Entre os oradores internacionais destaca-se o professor Balázs Németh (Hungria), uma das vozes mais reconhecidas na área da educação de adultos na Europa, que defendeu a urgência de construir ecossistemas educativos abertos, acessíveis e orientados para a cidadania ativa e o bem-estar.
O programa inclui ainda um painel de partilha de boas práticas com representantes de instituições da Eslováquia, Itália, Estónia, Espanha e Portugal, entre os quais: Klaudius Šilhár – AIVD SR (Eslováquia), Anna Rosa Valencich – CPIA1 Livorno (Itália)Jelena Lohmatova – Vita Tiim (Estónia), Juan Sabe – CEPAPUB Ramon Y Cajal, Parla / Jerónimo Borque - IES Velasquez (Espanha), Alzira Nobre – CFAE Barreiro e Moita (Portugal).
Organizada pelos cursos EFA da EBtTorre pela Delegação Regional da APEFA – Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos e com o apoio do Município de Câmara de Lobos e do Conselho Executivo da EBTorre, esta conferência reforça o papel estratégico da educação de adultos como instrumento para a coesão social, o empoderamento individual e a construção de sociedades mais inclusivas na Europa.