Sempre em busca de conhecimento
No âmbito do projeto ERASMUS+ adultos, dois docentes dos cursos de Educação e Formação de Adultos frequentaram o curso estruturado "Adult educator´s role in a new reality" que decorreu de 15 a 19 de abril em Goreme na Turquia. A formação foi organizada pela instituição Vita Tiim da Estónia e contou com profissionais de educação de Portugal continental, Madeira, Croácia, Estónia, Polónia e Turquia.
​A pertinência deste curso de formação foi justificada pela necessidade de partilha, de atualização, de reflexão, de procura conjunta de soluções, de recarregar baterias e de obter inspiração e energia por parte dos profissionais ligados à educação de adultos.
Este programa, organizado de 15 a 19 de abril, proporcionou uma oportunidade única para aprofundar abordagens modernas à educação, explorar métodos para evitar o esgotamento profissional e expandir a cooperação internacional.
Um dos principais objetivos da formação foi a experiência de trabalhar numa equipa internacional. O grupo incluiu especialistas educacionais de Portugal, Croácia, Estónia e Polónia, e o programa foi preparado por uma equipa turca em cooperação com formadores da Estónia muito experientes.
Os professores da Escola da Torre participaram ativamente em discussões e exercícios práticos sobre temas e desafios chave na educação. Um dos temas principais foi o estudo das prioridades estratégicas modernas e das estatísticas, que ajudaram a compreender melhor a situação atual no domínio da educação. Foi dada especial atenção às abordagens holísticas e centradas no aluno que enfatizam a importância do indivíduo no processo educativo.
O programa Erasmus+ permitiu aos participantes aprender muitas técnicas novas destinadas a melhorar o bem-estar de alunos e professores. As novas ferramentas incluem ideias e práticas que apoiam a saúde mental e promovem a liderança sustentável na educação. Os participantes compartilharam seus conhecimentos e experiências, o que enriqueceu todos os participantes do programa.
Uma parte importante do programa foi a reflexão sobre a prática educativa e a tradução da teoria para a vida real. Os professores exploraram as possibilidades de utilizar uma abordagem holística, participaram em workshops criativos e discutiram o futuro da educação. O programa incluiu também excursões e visitas a instituições de ensino locais, o que permitiu uma melhor compreensão do contexto e da cultura do país.
Os formadores pensaram cuidadosamente em cada detalhe, oferecendo tarefas interessantes mesmo fora do programa como a realização de algumas atividades relacionadas com o património cultural e natural da região Turca da Capadócia.
Uma parte do programa foi ocupado por sessões dedicadas a métodos para evitar o esgotamento profissional. Os participantes receberam conselhos e ferramentas valiosas para manter a sua saúde mental, o que é especialmente importante face aos desafios modernos. Durante discussões e reflexões, trocaram opiniões sobre como a educação moderna deveria mudar e desenvolver-se.
A cooperação internacional, que passou a fazer parte integrante do programa, permitiu aos participantes expandir os seus horizontes profissionais. A troca de experiências com colegas de outros países enriqueceu os seus conhecimentos e competências, que certamente encontrarão aplicação na sua prática docente. Também encontrámos novas instituições para futuras parcerias da Estónia, Portugal continental, Polónia e Croácia!
A participação dos docentes neste curso do programa Erasmus+ foi um passo importante para melhorar a qualidade da educação de adultos na Escola da Torre. Dominar novas técnicas e trocar experiências com colegas internacionais tornará o processo educativo mais eficaz e sustentável, atendendo às exigências e desafios modernos.