






A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, criada em 1993, situada na freguesia e concelho de Câmara de Lobos, é frequentada por alunos oriundos deste concelho na sua maioria provenientes do Bairro Social da Torre. Esta escola localiza-se numa área geográfica marcada por inúmeras desigualdades sociais e problemas a nível económico. Um considerável número dos seus habitantes tem poucas habilitações escolares, principalmente os agregados familiares dos alunos do ensino diurno.
Esta realidade, levou à implementação dos cursos EFA desde o ano letivo 2009/2010. Ao longo dos últimos anos os cursos EFA realizaram atividades bastante diversificadas e, além dos formandos, foram também envolvidos os seus familiares e várias instituições.
E-mail: efa.torre@gmail.com,
http://www.facebook.com/efatorre
A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre é a instituição coordenadora deste projeto e tem bastante experiência na educação de adultos e em projetos europeus desde 2004. Destaque para o facto de em 20017 ter arrecadado o prémio de boas práticas pela agência Erasmus+. A equipa de formadores dos cursos EFA é bastante coesa, com muita experiência e com uma grande abertura para participar em projetos europeus.
Neste projeto participará a Associação Portuguesa de Educação de Adultos (APEFA),que a nível nacional tem experiência em projetos europeus e tem desenvolvido um trabalho notável na educação e formação de adultos. Atualmente tem uma delegação na Madeira que pretende implementar as boas práticas a nível nacional e trabalhar em rede.
A outra instituição é Universidade Aberta, que tem um grande historial na educação e formação de adultos e também em projetos europeus. Neste projeto participará através do Centro Local de Aprendizagem, situado em Câmara de Lobos – Madeira.
Em suma com este consórcio pretendemos alcançar um papel mais ativo na educação e formação de adultos na ilha da Madeira e a nível nacional, tanto na conceção de modelos organizativos, como no desenvolvimento de projetos para ativos com necessidades de melhoria das suas qualificações, nos pais e encarregados de educação, nos adultos em risco de exclusão (na sua maioria habitantes de bairros sociais), nos emigrantes e nos formandos dos cursos EFA e cursos de Aprendizagem ao Longo da Vida e nos seniores da universidade Sénior de Câmara de Lobos.


